26/05/10

Protocolei no dia de hoje, Projeto de Lei que denomina de Rua SERVÍLIO DONINI, a Rua sem nome paralela a RS 324 no Loteamento Boqueirão.

A justificativa de tal Projeto de Lei se dá em virtude da necessidade de denominarmos as ruas de nosso município e ao mesmo tempo homenagear um grande homem: SERVÍLIO DONINI, cidadão passofundense de coração, pois foi a terra que escolheu para trabalhar e viver de 1966 a 2008, portanto por 42 anos, embora tenha nascido no município de Jaguari, Rio Grande do Sul.

Inicialmente veio trabalhar no ramo farmacêutico, atividade que se especializara na época em que se encontrava no Primeiro Batalhão Ferroviário, um dos grandes orgulhos de sua vida. Dedicou-se, posteriormente ao comércio de produtos agroveterinários junto com seu amigo e irmão de maçonaria Hermogenio Trindade, estabelecidos durante muitos anos na Avenida Brasil.

Maçom convicto, sempre foi dedicado a irmandade e aos serviços por esta prestados à comunidade, trabalhou, fundou e foi Venerável Mestre de Lojas em Bento Gonçalves e Passo Fundo.

Descendente de imigrantes italianos provindos de Bolonha e de Vicenza, SERVÍLIO DONINI aproximou-se do Espiritismo por motivo de saúde, ainda jovem, e neste caminho procurou sempre ser e agir da forma mais Cristã possível.

Foi um líder dessa comunidade, sendo eleito presidente das sociedades espíritas em que trabalhou, divulgando a doutrina e procurando agir de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo.

Sempre se envolveu com as causas maçônicas e espíritas e marcou sua vida com os atributos de humildade, dedicação, fé e perseverança. Envolvido em um amplo trabalho de atendimento social fazia questão de lembrar que nem a mão esquerda deve saber o que faz a mão direita, pois, como ensinou Jesus, “Quando deres esmola não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”.

Casou duas vezes, sendo a primeira com Celi Aquino Donini com quem teve os filhos Sirlei Marta Donini, professora de Português aposentada, que reside nesta cidade, Rosa Maria Donini Souza Dias, Farmacêutica bioquímica, casada com o Professor Dr. José Roberto de Souza Dias, e Andre Luis Donini, técnico especialista da Eletrosul, casado com Magali Azeredo.

Teve três netos, um médico Marcos Felipe Donini Souza Dias, uma advogada Marina Donini e Rafael Donini, estudante de agronomia UPF. Em segundas núpcias, casou-se com Yacomina Rosati Donini, que o acompanhou até seus dias finais.