30/06/10

Registros da minha participação no evento "Passo Fundo é Mais Educação", onde além de representar o Poder Legislativo tive a oportunidade de defender o meu Projeto de Lei que dispõe sobre a implementação da jornada escolar de tempo integral no ensino fundamental, em instituição municipal de ensino de Passo Fundo.

Leia o Projeto de Lei na íntegra, clicando aqui.

Segue matéria postada no site da Câmara Municipal, pela brilhante Jornalista Daniela de Oliveira:

O vereador José Eurides de Moraes (PSB) representou nesta quarta-feira, dia 30 de junho, o Legislativo Municipal na solenidade de implantação oficial do Programa Mais Educação que será implantado em Passo Fundo pela Prefeitura Municipal. O objetivo do programa é melhorar o rendimento do aluno e o aproveitamento do tempo escolar, através da implantação de atividades no contra-turno em 19 escolas municipais de ensino fundamental. Mais de dois mil alunos serão beneficiados.

O vereador Zé Eurides destacou que este é o primeiro passo para a efetivação no município da escola de Turno Integral. Ele salientou que tem acompanhado o assunto e acredita no potencial deste programa. “Eu confio nesta proposta até porque sou autor de um projeto de lei que dispõe sobre a implementação da jornada escolar de tempo integral no ensino fundamental, em instituição municipal de ensino. Precisamos-nos criar e deixar para posteridade estas ações, porque sabemos que os governantes passam, mas as políticas têm que permanecer e para que isso aconteça é necessário ter leis. Temos que dar continuidade a este trabalho”, declarou.

O secretário de Planejamento e vice-prefeito Rene Cecconello, salientou que o objetivo é expandir esse programa gradativamente para as demais escolas. “Uma criança numa escola, com um ambiente sadio e com regras, trará a médio e longo prazo um resultado fantástico”, disse. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, resgatou que no primeiro mandato do prefeito Dipp, em 1989, foi efetivado o projeto da Escola em Tempo integral, e que na sua volta, no ano de 2005, o programa foi reativado. “Seis escolas já oferecem a modalidade desde 2006, sendo que destas, quatro passam a integrar as 19 do Mais Educação, o que chagará ao numero de 21 escolas municipais com atividades no contra-turno”, explicou.

No Mais Educação serão oferecidas ações que variam desde o acompanhamento pedagógico, à atividades culturais, artísticas e esportivas, além de atividades de promoção aos direitos humanos e meio ambiente. Aulas de inclusão digital, sexualidade e saúde também fazem parte do projeto. Atualmente são beneficiados com o atendimento em tempo integral 508 alunos do ensino fundamental. Com a adesão ao Programa Mais Educação neste ano, a administração vai passar a atender 2600 alunos no contra-turno. Essas atividades serão desenvolvidas por monitores voluntários, preferencialmente universitários, de formação nas áreas de desenvolvimento das atividades, ou com habilidades específicas.