14/07/10

Representando a Câmara Municipal de Passo Fundo, participei da Formatura do "PROERD" Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência que se realizou  nas dependências do Igaí Eventos. Estudantes de sete escolas municipais de Passo Fundo  receberam o certificado de participação, desenvolvido pela Brigada Militar. Nessa turma, 600 alunos participaram da solenidade que contou com a presença de pais e autoridades.

Desenvolvido desde 1998 nas escolas do RS, o Proerd baseia-se no programa estadunidense Dare (Drug Abuse Resistance Education, em inglês). O programa é ministrado por um PM fardado e por professor, uma vez por semana, durante o semestre e é dirigido, principalmente, a alunos com idades entre nove e 13 anos. Nessa faixa etária, os alunos estão mais suscetíveis a ceder às pressões para que experimentem drogas ou até mesmo desenvolver ações que gerem violência. Composto por 17 lições que tratam de temas como segurança pessoal, maneiras de dizer não às ofertas de drogas e ao uso de entorpecentes, o programa também aborda autoestima, noções de cidadania, pressão dos companheiros e consequências do uso das drogas lícitas (principalmente o álcool e o cigarro) e ilícitas. As lições do Proerd são acompanhadas por uma cartilha especialmente preparada e distribuída aos alunos e ministradas por meio de estudos programados, encenações teatrais e trabalhos em grupos para estudantes e palestras para pais e professores.

Nas fotos: Autoridades presentes, escolas municipais, entrega do certificado aos alunos destaque na redação e participação na rádio Diário da Manhã AM com o repórter Álvaro Henkes.