Governo do Estado


Fico muito feliz por ter o reconhecimento do nosso estimado Deputado Beto Albuquerque, companheiro do PSB, ao ser convidado a assumir a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado.

O convite foi feito pelo governador eleito, Tarso Genro, na manhã desta terça-feira (26) na presença do seu vice, Beto Grill (PSB). Beto Albuquerque, que já foi secretário de Transportes no governo Olivio Dutra (PT) entre 1998 a 2002, no qual eu tive a honra de ser Secretário Adjunto e Diretor Geral neste período, afirma que a sua missão vai ser resolver os gargalos de diversos setores deficientes no Estado, como rodovias, hidrovias, aeroportos e ferrovias.

Leia abaixo entrevista completa à competentíssima repórter  Daniela Wiethölter do Jornal O Nacional.

O deputado federal (PSB) reeleito com mais de 200 mil votos, Beto Albuquerque, volta ao governo do Estado após oito anos com o desafio de assumir a Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Estou muito honrado e também desafiado para assumir uma área tão ampla e importante para o desenvolvimento do Estado. Os desafios são imensos e vamos seguir a risca os compromissos assumidos na campanha de Tarso e Beto Grill”, afirmou.

Demandas regionais

Regionalmente, o principal desafio do novo secretário será a duplicação a ERS 324 entre Passo Fundo e Marau. “Este já é um dos projetos de campanha do Governo Tarso e eu pessoalmente me comprometo a realizar a obra assim que possível”, afirmou. Além disso, o aeroporto Lauro Kourtz também está entre as suas prioridades. Além do caminhão dos bombeiros, que logo estará em operação, o deputado se comprometeu em duplicar a pista para receber vôos de outras companhias. No estado, a prioridade será conhecer a realidade da malha viária e dos aeroportos.

Participação do PSB
Além da participação do deputado na composição do novo governo do Estado, o PSB ainda vai discutir a participação em mais cargos nas próximas semanas. Segundo Beto, o partido, que atualmente possui três deputados estaduais, três federais, agora tem o vice-governador, e auxiliou e muito na eleição do PT ainda no primeiro turno. “O partido fará ainda mais uma rodada de negociação para ampliar a participação do partido no governo porque nós reivindicamos mais espaço além deste”, explicou. Entre as possibilidades, o deputado citou o socialista reeleito para Assembléia Legislativa, Heitor Schuch, para assumir a nova secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.
Sobre a participação de correligionários passo-fundenses na gestão da sua secretaria, o deputado não confirmou nenhum outro convite, mas não descartou que possam compor a sua equipe técnica o engenheiro José Eurides, que já foi secretário-adjunto e diretor-geral da Secretaria Estadual dos Transportes, Marcos Cittolin, atual secretário municipal de desenvolvimento econômico, e diretor da Codepas, Claudemir Bragagnolo.

Ministério

Mesmo já tendo aceitado o convite para assumir a secretaria, Beto não descartou a possibilidade de vir a ser ministro, na hipótese da eleição de Dilma Rousseff (PT) à presidência. “Aceitar a secretaria não elimina nenhuma outra possibilidade diante de uma vitória da ministra Dilma nas eleições de domingo. Assim como no governo do Estado, o PSB também vai discutir nacionalmente a nossa participação. Nada impede que, em havendo um convite, eu possa integrar o governo federal”, afirmou.

Suplente

Com a saída do deputado na Câmara, assume o suplente, Luiz Noé (PSB), que recebeu aproximadamente 17 mil votos nas ultimas eleições. O socialista foi vereador por dois mandatos, presidente da câmara de vereadores e secretário de Turismo e Eventos no município de Cruz Alta. O futuro secretário de estado, disse que o seu suplente assumirá os seus compromissos, projetos e causas. “Noé tem total sincronia com as minhas causas e onde quer que eu esteja,  eu, como homem público, eu vou manter os meus compromissos com o desenvolvimento da de Passo Fundo e região”, garantiu.