05/10/2011 - Título de Cidadão Honorário ao Sr. Francisco Verney Ferraz de Campos

 
 
 

Em respeito a uma incrível biografia, a uma extensa e exemplar carreira profissional, a um enorme rol de realizações em prol da cidade de Passo Fundo e em homenagem a uma figura humana admirável que já faz parte da geografia urbana passo-fundense, realizei Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ao Sr. Francisco Verney Ferraz de Campos no Plenário da Câmara Municipal de Passo Fundo com a presença de familiares, amigos e autoridades. 

BIOGRAFIA : FRANCISCO VERNEY FERRAZ DE CAMPOS

Nascido na cidade de  Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul em 04 de outubro de 1936.

Casado desde 1967 com Nelcinda Ramos de Campos, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, RS.

São seus filhos, Roberto Ramos de Campos, Arlene de Campos Pereira, Paulo Augusto Ramos de campos e Marta Cristina de Campos Samonek.

Iniciou seus estudos no ano de 1943 no Colégio Centenário, onde concluiu o curso primário. A seguir passou pelo Ginásio Marista e Escola Técnica de Comércio Fontoura Ilha, todos na cidade de Santa Maria.

No ano de 1951 passou a residir na cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, onde mora até a data de hoje.

No ano de 1955 iniciou como radialista (locutor da Rádio Municipal de Passo Fundo – hoje extinta) tendo a seguir passado pela Rádio Passo Fundo.

Foi bancário pelo Banco Riograndense de Expansão Econômica, hoje extinto e ingressou no ano de 1964 na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, tendo permanecido até o ano de 1969, para ocupar o cargo de Secretário Geral da Associação Comercial de Passo Fundo, função que exerceu até o ano de 1983.

Jornalista profissional foi proprietário do Jornal do Comércio, órgão que foi editado na cidade de Passo Fundo entre 1975 e 1983 e manteve uma editora de guias entre 1983 a 1993, tendo a seguir co-fundado a empresa Tecnovisual Sistema de Comunicação Visual Ltda em Passo Fundo.

Sócio da empresa Francisco VF de Campos e Filhos Ltda., também com sede em Passo Fundo e também co-proprietário da Cabanha Campos situada no município de Mato Castelhano-RS voltada para a criação de ovinos.

Integrou por vários anos o Lions Club Passo Fundo Norte,onde também exerceu presidência.

Foi presidente do círculo de pais e mestres do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo e exerceu atividades políticas por vários anos, tendo sido eleito vereador (suplente) no ano de 1965 pelo partido MTR – Movimento Trabalhista Renovador.

Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, exerce atualmente a função de diretor financeiro das empresas citadas.

4ª Foto: Entrega de flores pela minha filha Karina Goelzer a Sra. Nelcinda Ramos de Campos, esposa do Sr. Francisco.
6ª Foto: Entrega da Placa de Cidadão Honorário ao Sr. Francisco, juntamente com sua esposa Nelcinda e Sra. Eloisa Goelzer.