10/12/2012 - Audiência Pública sobre o PDDI

 



Participei da audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores onde estiveram em discussão as orientações e definições para o futuro do desenvolvimento de Passo Fundo, que demarcam as diretrizes de todos os setores e segmentos. Estavam presentes os colegas vereadores, técnicos e secretários do município e comunidade em geral.
O projeto de lei complementar nº 42/2012, de autoria do Executivo, prevê diversas alterações na redação da lei complementar nº 170, de 2006, correspondente ao PDDI de Passo Fundo.

PDDI
O que é o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI)?
O PDDI está previsto na Lei Orgânica Municipal, como uma lei complementar que deve planejar o futuro do Município, ou seja, deve orientar o desenvolvimento de Passo Fundo.

Qual a relação do PDDI com o Estatuto da Cidade?
O PDDI busca disciplinar, em âmbito local, os institutos que o Estatuto da Cidade apresenta. O objetivo é proporcionar uma melhor gestão do espaço municipal, como a outorga onerosa do direito de construir, o direito de preempção, as operações consorciadas, o IPTU progressivo, o impacto de vizinhança, dentre outros instrumentos.

Como o PDDI interfere na vida dos passo-fundenses?
De inúmeras formas. Seja por disciplinar o desenvolvimento local, seja por limitar o uso da propriedade. Não é possível falar em espaço urbano e rural sem o Plano Diretor. O uso de um terreno para atividades industriais, residenciais ou de comércio, o quanto é possível construir a sua ocupação, são matérias disciplinadas pelo PDDI.