11/12/2012 - Dia do Engenheiro e Arquiteto




A data foi escolhida para homenagear esses profissionais porque em 11 de dezembro de 1933, foi promulgado o Decreto Federal nº 23.569 que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor.

A palavra engenharia é oriunda do latim (ingeniu que significa faculdade inventiva, talento). A engenharia é a ciência agregada ao esforço para empreender resultados tácitos ou não. Em geral estes resultados são provenientes de trabalhos com focos em áreas específicas em que se possui um amplo conhecimento, sem nunca se esquecer da preservação ambiental, calculando possíveis impactos e planejando soluções.

A palavra arquiteto vem do grego “architékton” , que etimologicamente significa "chefe operário ou mestre da edificação", numa alusão passada onde o arquiteto era o comandante da obra.

Por outro lado, Arquitetura pode ser conceituada como a arte de criar espaços organizados e animados por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.

As coisas evoluíram e a arquitetura também foi se moldando às novas épocas e tendências. Hoje o arquiteto divide parte de sua atribuição original com o engenheiro, cabendo a cada um, por conta de códigos e regulamentos, atribuições específicas.

Parabéns Arquitetos e Engenheiros, profissionais de grande importância, pois de sua competência depende a segurança e a qualidade do bem viver.