30/11/09


Registro da minha participação na Audiência Pública sobre a FerroSul. Segue matéria sobre evento que participei nessa manhã:

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo sediou na manhã desta segunda-feira, dia 30 de novembro, uma audiência pública promovida pela Comissão Externa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul que trata da implantação da Ferrosul. O objetivo do evento era coletar informações das regiões que podem fazer parte do estudo de viabilidade do traçado de expansão da Ferroeste para os estados do Sul. Outras audiências já foram realizadas em Carazinho, Palmeira das Missões e Erechim. A reunião final para encerramento dos trabalhos será em Porto Alegre. Em Passo Fundo participaram da audiência, vereadores, secretários, entidades representativas e outros setores ligados ao assunto.

O deputado estadual Jerônimo Göergen (PP), que preside a comissão, salientou a importância da adesão do Rio Grande do Sul neste projeto que trará muito mais do que desenvolvimento para o Estado. Enfatizou que não era possível deixar de estar em Passo Fundo e região, porque todos precisam tomar conhecimento de como está o projeto e entendam o cronograma de instalação. Segundo ele, já há uma expectativa de que para o ano que vem comece os preparativos. O projeto já está indo para as Assembleias com a formatação da empresa que foi criada durante a reunião do Conesul e em 2013 e 2014 deve-se iniciar a implantação. “Hoje nossa audiência simboliza a adesão de Passo Fundo e região para este projeto. Todas as considerações retiradas destas reuniões serão incluídas no relatório que votaremos no dia 3, quinta-feira, e que será encaminhado aos órgãos do governo com os próximos passos a serem seguidos, e com uma rapidez que tem impressionado”, destacou.

O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, fez uma explanação sobre a ferrovia estatal paranaense. Ele disse que esta reunião era um momento muito especial, e explicou que o estudo, nessa fase inicial, foi feito como se durante os próximos 20 anos não houvesse crescimento na produção regional, com grande dose de conservadorismo, para que não haja dúvida sobre a viabilidade do projeto. Ele destacou que o RS se insere agora neste projeto do sul do Brasil através de ferrovias modernas, de alta capacidade, com bitola larga com a ligação do sul entre si e entre seus portos e mais adiante os seus portos entre si, e ainda, todo este sistema logístico ligando-se com as hidrovias. “Isso tudo significa interligar por ferrovia a maior fronteira agrícola do mundo: o norte e noroeste do RS, o oeste e sul de SC, o sudoeste e o oeste do PR, Paraguai e Mato Grosso do Sul, e através da hidrovia do Rio Paraguai a Bolívia e do Rio Paraná todo o centroeste brasileiro. É um projeto viável e necessário”, declarou. Gomes ainda afirmou que esta é uma ferrovia que se paga com a produção, porque se fala de uma região já implantada tanto do ponto de vista de produção primária, quanto já em fase de industrialização da agroindústria. Segundo ele, é um projeto que já chega muito tarde, mas importante e chegando em um momento tarde, significa que este é um movimento irreversível e avassalador de opinião pública e mobilização, principalmente no RS que foi o último estado a chegar e agora está na liderança, protagonizando este processo.

Durante a apresentação, Gomes fez ainda uma exposição sobre a viabilidade econômica da nova ferrovia e salientou que a região integrada, levando em conta somente o Oeste dos quatro estados, terá um volume de cargas superior a 8 milhões de toneladas. O custo de construção da nova ferrovia será de R$ 4 bilhões, mas que serão pagos com a operação da ferrovia.

O vereador Rafael Bortoluzzi disse que a Audiência Pública foi muito importante, principalmente pelas presenças. Bortoluzzi enfatizou que Passo Fundo entrou no cenário da Ferrosul. “Nós colocamos a nossa cidade, estrutura e logística, a disposição desta empresa pública que está sendo criada pelos estados do RS, SC, PR e MT. Agora aguardamos o relatório final desta comissão da Assembléia, que ainda nesta semana entregue a ministra Dilma e será aprovada ainda esta semana para que se faça o encaminhamento reivindicado por todos os municípios que participaram do debate". Bortoluzzi disse ainda que haverá, pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o encaminhamento de uma Moção em Apoio a implementação, para que a ferrovia passe por Passo Fundo e ainda uma iniciativa das entidades privadas onde será elaborada ainda esta semana uma Carta de Passo Fundo para encaminhar para a assembléia dizendo das razões e por que o município quer a implementação da ferrosul e por que entende que tem que passar pela cidade.

O vereador Juliano Roso, também avaliou positivamente o encontro e confirmou a importância e a necessidade de se debater este assunto. Para o vereador Juliano Roso, são obras desta natureza que possibilitam alavancar o desenvolvimento de Passo Fundo e da região, “graças à perspectiva de sairmos do isolamento ferroviário com a ligação do Rio Grande do Sul com o Porto de Paranaguá.” O ramal da Ferroeste trará uma alternativa comercial tanto para exportar a produção regional, cerca de 10 milhões de toneladas de grãos, quanto para a importação de insumos agrícolas.