20/05/10

Segue matéria postada no site da Prefeitura Municipal do Simpósio sobre o PRONASCI:

Prefeitura Municipal promoveu durante esta quinta-feira, o Simpósio sobre a implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em Passo Fundo. Ações e projetos sobre segurança pública, foram discutidos durante o dia, na Câmara Municipal de Vereadores.

Com recursos que chegam a R$ 3,1 milhões, subsidiados pelo Governo Federal, Passo Fundo se insere no programa com oito projetos voltados para a prevenção da violência: Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Mulheres da Paz, Protejo, Plano Municipal de Segurança, Diagnóstico, Justiça Comunitária, Canal Comunidade e Pacificar. De acordo com Ermindo Simonetti,coordenador do gabinete de gestão integrada municipal, cinco desses projetos já foram conveniados, enquanto os outros ainda estão sendo analisados.

O prefeito Airton Dipp se pronunciou ratificando o empenho do Executivo em promover políticas públicas, visando minimizar a violência no âmbito municipal. “Passo Fundo está no caminho certo utilizando os recursos disponíveis para acabar com a violência e a criminalidade”, concluiu.

Presente no evento, Francisco Narbal Alves Rodrigues, Coordenador Executivo de Projetos do Pronasci, de Canoas, palestrou informando sobre a importância de programas que visam a ressocialização, que comprovadamente tem dado resultados excelentes nos bairros mais violentos das principais cidades do país.

“O Pronasci não pactua com bandido, e não tem o objetivo de punir, trata-se de um programa de educação visando a segurança, com estudos e projetos muito bem analisados antes de se tornar realidade”, afirmou. Rodrigues expôs estatísticas surpreendentes das cidades que, como Passo Fundo, buscaram o programa e implantaram, trabalhando a violência nas raízes culturais e sociais. Segundo ele, o bairro Santo Amaro, em Recife, considerado o mais violento do Brasil, com uma estatística assustadora de 16 jovens mortos a cada final de semana, 76% dos moradores disseram que a sensação de segurança aumentou consideravelmente após a implantação do Pronasci.

Simoneti falou das principais metas do município para diminuir a violência, seguindo o plano do Pronasci. “Vamos modernizar o sistema de segurança pública, ressocializar os jovens, implantar mais medidas de segurança, como a instalação de mais 20 câmeras de monitoramento no centro e bairros da cidade, qualificar 200 mulheres a trabalhar 14 horas por semana no programa, as chamadas “Mulheres da Paz”, mas principalmente, olhar atentamente aos jovens de 15 à 24 anos, vulneráveis à questão das drogas e consequentemente da violência, atuando com trabalhos assíduos na família e na volta ao convívio com a sociedade", esclareceu.

Um dos assuntos discutidos foi a endemia do crack em todas as cidades brasileiras. Segundo os debatedores, o Programa tem organizado uma série de abordagens para amenizar e diminuir o problema.

O evento foi organizado em parceria entre Prefeitura Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil, Brigada Militar, Polícia Civil do Estado, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Instituto Geral de Perícias (SUSEPE). Colaboraram para a realização, a Câmara Municipal de Vereadores, DL Flores, Coordenadoria da Mulher, Coordenadoria da Juventude e Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial.

Nas fotos: o Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Alberto Kopittke.