22/02/2012 - Sessão Solene alusiva aos 60 anos do CTG Lalau Miranda

Foi aprovada por unanimidade dos Vereadores na sessão plenária desta quarta-feira a proposição apresentada por mim de Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do CTG Lalau Miranda.

Trata-se da fundação de um dos mais antigos Centros de Tradições do RS.

Em 24 de março de 1952, um grupo de amigos das cercanias de Passo Fundo decidiu pela criação de uma entidade que representasse a íntegra do Movimento Gaúcho, calcados na experiência do Grupo dos Oito, capitaneados em Porto Alegre por Paixão Cortes. Fundava-se, aí, o CTG Lalau Miranda, com o propósito de cultuar e difundir os hábitos, costumes e as tradições gaúchas, digno representante do norte nas mais diversas atividades tradicionalistas e um dos maiores do RS.

O primeiro patrão foi o jornalista Múcio de Castro (in memoriam) e o lema: "ser sempre gaúcho, em qualquer chão, pelo bem do Brasil".

Filiado ao MTG, o CTG Lalau Miranda é conhecido mundialmente, através de suas invernadas de danças, com participação em Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore e Tradição. Hoje conta com nove invernadas, sendo cinco artísticas: Pré-Mirim e escolinha; Mirim; Juvenil; Adulta e Xirua. As campeiras: Lalau Miranda, Rincão Campeiro, Os Teatinos e Caminhos da Tradição. Mas não é só isso: intérpretes, declamadores, chuleadores, conjunto vocal, trovadores, individuais instrumentais e individuais vocais fazem com que a entidade seja representada em todo o RS e nos Estados vizinhos, por ocasião de rodeios e eventos gauchescos.