21/05/2012 - Audiência com o Vice-prefeito e o Coordenador do Projeto Fé na Prevenção

Estive acompanhando o Pr. Cidinei Nunes Coordenador do Projeto Fé na Prevenção da Secretaria de Cidadania e Assistência Social - SEMCAS na reunião com o Vice-prefeito Rene Cecconello.

O projeto Fé na Prevenção que tem como foco a prevenção ao uso de drogas através de palestras, que são ministradas pelos orientadores sociais. É através de uma rede de ação, chegando antes dos malefícios das drogas, que se pode combater com eficácia o problema da drogadição.

Atualmente 20 voluntários atuam hoje no projeto Fé na Prevenção de Passo Fundo, trabalhando em três níveis de prevenção:

PREVENÇÃO UNIVERSAL: dirigida ao público em geral;
PREVENÇÃO SELETIVA: dirigida a grupos sociais específicos (maiores riscos)
PREVENÇÃO INDICADA: dirigida a indivíduos que já usam as substâncias, sem serem dependentes.

ESPIRITUALIDADE
A espiritualidade vem sendo claramente identificada como um dos fatores de proteção ao uso de drogas. A frequência constante a um templo, a prática dos conceitos propostos por uma espiritualidade e a importância dada à religião e à educação religiosa na infância são fatores de proteção do consumo de drogas. Dentro disso o envolvimento com uma crença, uma fé ou uma religião podem trazer novamente a dimensão da esperança.